Tempo de silêncio...Tempo de palavras
Um dos equilíbrios mais difíceis da vida é esse, dominar o tempo certo em que as palavras devem ser ditas por nós, e ouvidas pelo outro ou outros, no qual nossa voz alcançará. Eclesiastes 3:7 parte b diz que há tempo de estar calado e tempo de falar, e ter o discernimento do tempo certo, muitas vezes faz toda diferença no resultado que as palavras vão repercutir no coração do ouvinte.Fisicamente falando, palavras são vibrações das cordas vocais, que empurram o ar a sua volta produzindo ondas sonoras, que se propagam em todas direções, e que para sensibilizar o ouvido humano precisa ter uma certa freqüência.Logo, até chegar ao ouvido humano nossas palavras viajam no espaço em um intervalo de tempo, provocando mudanças no meio físico( atrito, vibrações, movimento do ar, enfim), onde o maligno é capaz de reagir , controlar e manipular, afinal, o mundo jaz no maligno(I Jo 5:19) e também nossas palavras repercutem no mundo espiritual, afinal ele existe, e tudo que acontece no mundo material já aconteceu no mundo espiritual, por isso, cada palavra nossa viaja produzindo efeitos no mundo espiritual e material que as vezes nem imaginamos, por isso o chronos(tempo do homem) para lançar as palavras precisa estar afinado com o Kairós (tempo de Deus), onde nossos sons estarão produzindo efeitos favoráveis, pois estarão protegidos por Deus para alcançar o alvo certo, e na freqüência desejável.
A Bíblia diz que a voz do nosso Deus é como som de trovão, e em Gênesis, as palavras proferidas por Ele, se concretizava em forma de vida, e todo o universo se revirava, e se transformava pelo poder de uma única palavra: HAJA!!!, e as coisas se formavam, e o universo reagia, e conspirava a seu favor, debaixo da sua vontade e ordem, como somos feitos a sua imagem e semelhança, creio que temos também esse poder, de concretizarmos vida, ou morte através da nossa voz.Quando falamos no tempo de Deus, o universo reage de forma favorável a dar vida e trazer a existência bênçãos que desejamos, porém quando desafinamos ou nos precipitamos, universo conspira contrário a nós, mas favorável ao inimigo de nossas vidas,em produzir maldições, como relata no livro de Provérbios, capítulo 18 e versículo 21: “A morte(maldição) e a vida(benção) estão no poder da língua.
Hoje, você escolhe vida ou morte para você e seus relacionamentos, através das suas palavras? Se você escolheu vida, silencie quando Deus mandar, ainda que dentro de você cause até mesmo um certo desconforto em achar que você está sendo omisso(a), que através do seu discurso você poderia mudar ou melhorar uma situação.Quando nos silenciamos, parecemos impotentes, sem defesa, vulneráveis, mas é aí que entra a voz de Deus, que com certeza tem uma freqüência que nossos ouvidos não conseguem suportar, mas que atinge a alma do ouvinte, preparando a existência de vida de sentimentos como perdão, amor, quebrantamento, para quando as nossas palavras chegarem o coração já foi preparado pelo Senhor, ou seja, a voz de Deus ecoa primeiro, viaja numa freqüência maior e numa velocidade incomparavelmente maior que a nossa, e ela é como um acolchoado para as suas palavras, por isso, a voz de Deus precisa vir sempre na frente que a nossa, senão elas não produzirão frutos desejáveis.
Por isso Jesus escrevia na areia antes de dizer algumas palavras, se afastava da multidão com o barco, para depois lhes ensinarem, contava-lhes parábolas, a fim de que a verdade fosse dita ou revelada por Deus aos corações.
Quantas vezes você não deve ter tentado ajudar pessoas a reconhecerem que eram ciumentas, orgulhosas,vaidosas, ou até mostrar alguma situação a elas que você naquele momento conseguira interpretar, mas que ela resistiu, não reconheceu e nenhuma transformação acontecera, ao contrário ganhou um inimigo ou a resistência em relação a você se tornou ainda maior. Nesse ano de 2012 que compartilhar com você de algumas coisas que Deus tem me ensinado quanto ao falar e ao silenciar.
1- Se você quer confrontar alguém, quer ver alguém que você ama transformado de algo que você tenha percebido e ela ainda não, espere, esse é o momento de silenciar, orar, jejuar para que Deus vá falando ao coração dessa pessoa até que ela esteja pronta para ouvir e entender. Enquanto você ora e jejua, Deus fala por você, as vezes até permitindo a pessoa passar por situações de confronto referentes ao entendimento daquilo que você quer falar.Pode até parecer que você está parada, sem agir, sem fazer nada, mas o seu silêncio está produzindo frutos e evitando “barulhos” que podem confundir e atrapalhar todo haja de Deus na vida dessa pessoa!Quando você menos esperar, a própria pessoa começará a se abrir com você, confessando tudo aquilo que você antecipadamente havia percebido.
SEU SILÊNCIO, FACILITA O OUTRO OUVIR A VOZ DE DEUS!
2- Tem certas verdades que não devem ser reveladas nuas e cruas,principalmente quando se trata de autoridades sobre a sua vida, porque podem causar constrangimentos e repulsas, então ore, e deixe o Espírito Santo te ajudar, dando-lhe unção de profeta sim, que confronta estrategicamente como Natã fez com o rei Davi.
A VERDADE SEMPRE, MAS DE MODO ESTRATÉGICO,GRADATIVO E COM AMOR!
3- As palavras têm poder para apaziguar ou para declarar guerra, dependendo para quem se fala.Quem está preparado para ouvir? Aquele que tem sensibilidade para ouvir a voz de Deus, com os insensíveis, duros de coração não adianta falar, porque se não se sentem constrangido com a voz de Deus, como se sentirão com a sua? Você provavelmente vai ouvir, quem você pensa que é? Acha que é melhor que eu? Abigail conhecendo a personalidade e dureza de seu marido, não falou a ele primeiro, porque estava tão bêbado que não tinha condições nem de ouvir, dirá entender! Por isso, ela foi até Davi, que sempre foi sensível a Deus para apaziguar a situação, e com seu marido, só falou no outro dia de manhã.Não adianta querer falar na hora da ira, no momento de cansaço, enfim.
USE SUAS PALAVRAS NA HORA CERTA, COM A PESSOA CERTA E SEMPRE PARA APAZIGUAR E NÃO COMO COMBUSTÍVEL PARA UM INCÊNDIO MAIOR!
4- Não revele seus sonhos antes que você esteja pronto para executá-lo, enquanto estiver na fase do planejamento não revele, isso daria tempo para o inimigo começar a agir antecipadamente, fazendo você gastar energia, antes mesmo de começar o trabalho. Faça como Neemias no capítulo 2 versículo 12, que não declarou a NINGUÉM de início, o que o Senhor havia posto no seu coração para fazer em Jerusalém.
TENHA SEGREDOS COM DEUS! NEM TODOS FICAM FELIZES QUANDO DEUS CONFIDENCIA E CONFIA A VOCÊ GRANDES PROJETOS!ALÉM DISSO, ALGUMAS PESSOAS ENTENDEM COMO ENGRANDECIMENTO VOCÊ DIZER QUE DEUS FALOU ALGO GRANDE DE VOCÊ PARA VOCÊ, É COMO MILITAR EM CAUSA PRÓPRIA!FICA QUIETINHO, ESPERANDO DEUS TE MOSTRAR, COMO FOI COM DAVI!!!
Que uma boa comunicação, e o silêncio, sirvam de armas poderosas para grandes conquistas nas batalhas de 2012!
Por Prª Adriana Rezende
Postar um comentário